terça-feira, 27 de novembro de 2012

aquecimento global




Por Fernando Rebouças
Segundo a revista “Science”, a queimada de florestas tropicais, savanas  e terras agrícolas é responsável em 19 % pelo aquecimento global. A queimada ecologicamente incorreta ainda é um mecanismo muito usado na economia mundial e no fluxo de energia global. Até o início do século 21, Brasil, Malásia e Indonésia foram os países que mais devastaram suas florestas através de queimadas. Entre os anos de 1997 e 2006, os trópicos asiáticos , através de queimadas, contribuíram com 54% das emissões. Nos trópicos americanos, incluindo a Amazônia, foram emitidos 32 %, a África ficou com 14 %.
Queimada na Amazônia
Queimada na Amazônia
Os principais focos de calor por queimadas do planeta está situado na Amazônia e no Mato Grosso. O nosso planeta Terra é grande detentor de carbono, o que o torna inflamável.
Devido às mudanças climáticas, o fogo está mais presente nos biomas, gerando prejuízos domésticos, empresariais, sociais e ambientais. Devido ao El Niño de 1997-98, a Ásia tropical e a América Latina ficaram mais secas e mais inflamáveis, pois a seca nos biomas favorece o aparecimento de focos de incêndio.
Veja: Incêndio Florestal

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

As ilhas mas afrodisiacas do mundo!

As ilhas mas afrodisiacas do mundo!




Veja fotos de belíssimas ilhas paradisíacas, algumas localizadas no Caribe, as mais bonitas do mundo. As imagens impressionam pela beleza da natureza, que formou arquipélagos tão bonitos que deixam qualquer um encantado com sua perfeição.



As ilhas do Caribe são as mais bonitas do mundo e, se tratando de beleza natural, nada se compara a tamanha beleza. Para mostrar todo o esplendor destas ilhas, eu separei algumas fotos das principais e mais lindas.

Aruba

Entre as várias ilhas do Caribe, Aruba é uma das que se destacam como um destino turístico maravilhoso. Aruba é banhada pelo sol o ano inteiro, dona de uma água cristalina e esverdeada, torna o banho de mar um convite irrecusável. Veja algumas fotos que mostram toda a formosura desta ilha caribenha:









Veja um vídeo magnífico mostrando toda a pujança desta ilha que é cheia de praias perfeitas para o mergulho submarino:



Barbados

Mais um lugar perfeito, Barbados é o país mais oriental do Caribe, uma pequena ilha banhada pelo Oceano Atlântico com suas águas límpidas e transparentes, tão claras que dá para ver toda diversidade de vida marinha que deixam o lugar ainda mais belo.









Veja mais imagens de Barbados, um paraíso na Terra:



A tranquilidade e paz deste lugar é impressionante, nem o mais estressado dos homens conseguiria ficar indiferente à tamanha beleza.

Cancun

Cancun ou Cancum, no México, conseguiu preservar a beleza natural de suas praias, tornando-se um dos destinos mais visitados por turistas do mundo todo. Embora não seja uma ilha, suas praias de beleza ímpar, tornaram esta lugar uma dos mais lindos do planeta.









Cancun tem águas tão claras que parece que você está nadando em um aquário, veja um vídeo que tenta mostrar a formosura deste lugar perfeito:



Dubai

Dubai não possui muitas belezas naturais, exceto pelas praias quentes que banham a costa deste lugar, que se transformou em dos principais pontos turísticos dos ricaços. Para compensar a falta de ilhas naturais, os shakes árabes construiram ilhas artificiais que rivalizam em beleza com as criadas pela mãe natureza.









Dubai possui algumas peculiaridades interessantes, por exemplo o Burj Al Arab, o único hotel 7 estrelas do mundo. Este vídeo mostra a velocidade impressionante que transformou radicalmente a paisagem de um deserto em uma dos arquipélagos mais caros, o único conjunto de ilhas artificiais criados pelo homem.



Bora Bora

É impossível falar de lugares lindos e não citar Bora Bora, a ilha mais bonita do mundo. Cercada de beleza naturais por todos os lados e aperfeiçoada pela mão do homem que construiu os melhores resorts do planeta, bangalôs que armonizam tanto que só tornaram o lugar ainda mais perfeito e belo.













Este vídeo mostra, com perfeição, a beleza do lugar! A vista é de um bangalô, quase dá para sentir o vento soprando os cabelos!


terça-feira, 20 de novembro de 2012

Fotos das mais belas cachoeiras do Brasil

Conheça algumas das quedas d'água mais impressionantes do país

Fonte: viajeaqui
Inspiradoras, relaxantes, ótimas para acabar com o estresse: não é à toa que as cachoeiras são atrações turísticas de destaque em vários destinos brasileiros.Elas podem até ser parecidas à primeira vista, mas uma coisa é certa: nenhuma é igual a outra.
Em Foz do Iguaçu, as Cataratas do Iguaçu impressionam com a força das águas em suas 275 quedas, enquanto o Salto Yucumã se destaca pelos 1800 metros de extensão em Derrubadas (RS). Algumas quedas são altas como a Cachoeira da Fumaça de 380 metros da Chapada Diamantina (Ba). E há cachoeiras que, além de proporcionar uma bela vista, têm poços para banho como a Boca da Onça em Bonito (MS).
Confira acima estas e outras quedas d'água que o viajeaqui selecionou para você admirar e, se possível, banhar-se.
.As Cataratas do Iguaçu são uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza e um dos cartões postais mais famosos do Brasil. Com 275 quedas, tem o título de maior queda d’água em volume do mundo. O lado brasileiro, em Foz do Iguaçu, no Paraná, proporciona uma bela visão, enquanto o argentino impressiona pela força e pela proximidade da Garganta do Diabo.
Para conhecer o Salto do Rio Preto (120 metros), uma das atrações do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é preciso caminhar. São 5 quilômetros de trilha até chegar à cachoeira. Aproveite para conhecer a Cachoeira do Garimpão (80m) que fica no mesmo caminho e tem poços para banho.
Um dos principais cartões-postais de Mato Grosso é uma cachoeira do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. O Véu da Noiva (86 metros) é um fiozinho do Rio Coxipó que desce por um paredão de arenito e forma um enorme poço. Você pode observá-lo a partir de um mirante a 550 metros do estacionamento do parque.
Com 157 metros, a Boca da Onça, em Bonito, é a cachoeira mais alta do estado do Mato Grosso do Sul. O acesso é feito por uma trilha de 4 quilômetros que passa por 10 cachoeiras (apenas três são boas para banho).
Derrubadas, uma pequena cidade do Rio Grande do Sul, abriga uma queda d’água que não impressiona pela altura (15 metros), mas pelo comprimento. Com 1800 metros, o Salto Yucumã é a cachoeira mais extensa do mundo.
Cachoeira do Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais, é uma das mais belas do Brasil. A água serpenteia por 273 metros até chegar a um poço como um spray. As trilhas que levam até ela são difíceis e é recomendável contratar um guia para fazer o passeio.
Cascata do Caracol (131 metros), no Parque do Caracol, em Canela, é a mais famosa do Rio Grande do Sul. O mirante e o elevador panorâmico são ótimos para tirar fotos, mas para ver a cachoeira de perto é preciso encarar uma escada com 750 degraus.
Uma das atrações mais procuradas da Chapada Diamantinana Bahia, é a Cachoeira da Fumaça (380 metros). Uma fina cortina de água que despenca, por uma abertura no paredão, e vai “dançando” conforme o vento até chegar ao chão, como uma garoa fina.
Salto São Francisco é a cachoeira mais alta da região de Prudentópolis, no Paraná. A queda de 196 metros não possui nenhuma estrutura para receber turista. Visitá-la sem o acompanhamento de um guia pode ser perigoso.
Uma caminhada de 1,5 quilômetros leva à Cachoeira Santo Izidro (foto) a mais próxima da entrada do Parque Nacional da Serra da Bocaina. Se tiver pique (muito pique) estenda a viagem até a Cachoeira do Veado, parada obrigatória para quem encara os 53 quilômetros da Trilha do Ouro. A queda d’água se encontra no meio do caminho entre São José do Barreiro, em São Paulo, e Paraty, no Rio de Janeiro. Um ótimo ponto para montar o acampamento.
Uma das mais belas cachoeiras de Presidente Figueiredo, a Cachoeira do Santuário é também aquela que talvez possua a melhor infraestrutura turística. Localizada no Km 12 da AM-240, ela faz parte da reserva ecológica de mesmo nome, e conta com chalés, piscinas e restaurante para atender hóspedes e não hóspedes. A entrada é de apenas oito reais por pessoa.
Para chegar à Cachoeira é necessário atravessar uma pequena trilha dentro da floresta por cerca de 10 minutos. O complexo é composto por três quedas d’água, com a maior atingindo cerca de 15 metros de altura. A forte correnteza, ao chocar-se contra as pedras, produz respingos de água que parecem reproduzir uma fina névoa, proporciando uma bela visão.
Apesar da força da água, pequenas piscinas se formam nas margens do rio, possibilitando um banho mais tranquilo. Já as formações rochosas que circundam todo o complexo impressionam pela grandeza, enquanto o solo é coberto em quase toda a sua totalidade por um denso emaranhado de raízes.
Um detalhe curioso é a pequena estátua de Santa Clara fixada no meio da primeira queda d'água. A Cachoeira foi batizada em homenagem a esta santa, que é a padroeira do local.
Resumindo...
Localização: Km 12 da rodovia AM-240 (Estrada de Balbina)
Como chegar: A entrada da reserva ecológica é bastante visível e sinalizada a partir da rodovia. De carro ou moto-táxi, chega-se facilmente.
- A entrada é permitida das 8h às 16h. Uma vez lá dentro, pode-se permanecer na cachoeira até às 17h.
- A entrada custa 8 reais por pessoa.
- O complexo possui chalés para hospedagem e restaurante.
- De vez em quando, há uma equipe de esportes de aventura que promove tirolesa no local..

Aqui te amo - Pablo Neruda


Aqui te amo.
Nos obscuros pinheiros o vento desenlaça.
A lua fosforesce sobre as águas errantes.
Dias iguais se perseguem.
A névoa se desenha em figuras dançantes.
Uma gaivota de prata se descola do ocaso.
Às vezes uma vela. Altas, altas estrelas.
Ou a cruz negra de um barco.
Só.
Às vezes amanheço, e até minha alma está úmida.
Soa, ressoa o mar distante.
Este é um porto.
Aqui te amo.
Aqui te amo e em vão te oculta o horizonte.
Estou te amando ainda entre estas frias coisas.
Às vezes vão meus beijos nestes barcos graves,
que correm pelo mar até aonde não chegam.
Já me creio esquecido como essas velhas âncoras.
São mais tristes os molhes quando a tarde atraca.
Minha vida se afadiga faminta inutilmente.
Amo o que não tenho. Tu estás tão distante.
Meu fastio faz força com os lentos crepúsculos.
Mas a noite chega e canta para mim.
A lua faz girar sua roda de sonho.
Me olham com teus olhos as estrelas maiores.
E como eu te amo, os pinheiros no vento
querem cantar teu nome com suas folhas de cobre.

Pablo Neruda

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Por quê tem tanta gente morrendo de Câncer ?

Por quê tem tanta gente morrendo de Câncer ?


 


“É triste pensar que a natureza fala, e que o gênero humano não a ouve.”
Victor Hugo
A pergunta deveria ser: Porquê mais pessoas não estão morrendo de Câncer no mundo !
Qualquer pessoa razoável já deve ter parado para questionar porque se ouve tanto falar em Câncer hoje em dia, e tantas mortes devido a esse mal que aflige a humanidade. A realidade é que as estatísticas mostram que a doença, que em 1800 tinha um baixo grau de mortalidade, têve uma verdadeira explosão no século XX. Segundo relatório das Nações Unidas, os casos de câncer devem aumentar nos próximos anos, prevendo que em 2030, o número de pessoas que morrerão por causa da doença chegará a 17 milhões por ano. Mas afinal, o que tem causado tanto aumento nos casos de Câncer no mundo ? Evidentemente, temos que considerar também os fatores genéticos, como a predisposição à doença, mas neste pequeno artigo, eu gostaria de chamar a atenção para fatores simples da nossa vida quotidiana, como a alimentação e a própria vida em sociedade.

O Ar poluído que respiramos – você já parou para pensar na quantidade de substâncias tóxicas, cancerígenas que existe na simples fumaça de automóvel que todo mundo absorve ? Substâncias químicas altamente nocivas, que entram pelos pulmões adentro, caem na corrente sanguínea, e alteram o DNA das células normais. Imagine numa cidade com mais de 500.000 habitantes, a quantidade de indústrias, de automóveis e até de fumantes a poluirem o ar diariamente com subtâncias que nós sabemos que causa câncer e nada podemos fazer a respeito.

A Água que bebemos – A água também está contaminada. Os lençóis freáticos absorveram grande quantidade de resíduos químicos originários das indústrias e do subproduto humano; Lixo inorgânico caracterizado por elementos até então raros, como os oriundos das baterias de telefones celulares, cancerígenas, como o Cádmio e outros metais, são diariamente despejados nos lixões das cidades. Esse material vai parar em depósitos subterrâneos, penetrando no solo, e contaminando os veios d´água. Resultado: Mais câncer!

Os Alimentos que ingerimos:
O Leite – Contaminado com hormônios de engorda dos animais, esses hormônios são há tempos conhecidos por causarem câncer. Depois, esse mesmo leite vai ainda ser “beneficiado” nas indústrias, que o enchem de conservantes, corantes, acidulantes, a maioria produtos altamente cancerígenos, e sem falar nos casos absurdos, em que recentemente foi encontrado até Soda Cáustica no leite, que embora não cancerígeno, é outro problema para a saúde, e sem falar na grande quantidade de Colesterol presente na gordura animal, que como sabemos, entope as artérias. Queijos – Os queijos brasileiros são também uma grande incognita, devido ao pouco grau de higiene e controle que eles possuem! – Na verdade, seguem o padrão do leite, que já sai da vaca contaminado por densos hormônios. Recebe posteriormente, toda uma carga de produtos químicos cancerígenos na sua fabricação e finalização.
Carne – A Carne é outro grande fator potencial para o aparecimento e o desenvolvimento de câncer. A imensa quantidade de hormônios que hoje em dia é usada para “engordar” o animal causa câncer. Diversas pesquisas, inclusive, associam os hormônios usados na carne bovina com o câncer de próstata no homem. Hoje em dia ( 2010 ), o câncer de próstata é o que mais mata no Brasil.
Frangos – A carne de frango, além do alto teor de colesterol que possui, que entope as artérias, ainda vem com doses cavalares de hormônios e outras substâncias cancerígenas. Vocês sabiam que muitas substâncias químicas se depositam extamente no panículo adiposo dos animais ( a gordura, que tanta gente aprecia ), e que essas substâncias são absorvidas do alimento e podem causar câncer ?
Ovos - Um ovo de granja é considerado por muitos especialistas como uma bela fonte de câncer – A quantidade de hormônios presentes no ovo de granja é simpesmente absurdo para os padrões de consumo humano.
Legumes e Verduras - Cheias de Agrotóxicos. Verduras e legumes são regadas com água contaminada por produtos químicos. Não se satisfazendo com isso, os homens as enchem de agrotóxicos, substâncias das mais perniciosas que podem existir para a saúde humana. E agrotóxicos se dividem em duas grandes categorias: Os pesticidas e os Herbicidas, estes últimos, usados hoje em dia de forma totalmente desenfreada por muitos agricultores Brasileiros para eliminar o mato. Tem gente tão maluca que ainda esfrega agrotóxico nas frutas e tomates, a fim de que elas cheguem intactas aos centros de abastecimentos.
Produtos Industriais – Margarina, Refrigerantes, Enlatados – Aí é uma verdadeira sopa de materiais altamente cancerígenos, conservantes, aromatizantes, acidulantes, corantes artificiais…um lixo tóxico orgânico que as pessoas comem e bebem e não se dão conta.
Telefones Celulares e Radiação – Nosso mundo está contaminado de radiação – Já foi provado que as microondas são grandes responsáveis pelo aparecimento de câncer. As radiações atacam o DNA das células do organismo, mudando o código genético e fazendo com que as células se multipliquem de forma totalmente desordenada. Com o mundo moderno de computadores, telefones celulares, fornos microondas, e essa parafernália de materiais eletronicos, todos estamos sujeitos a radiações de todas as espécies em todo o espectro eletromagnético.
Venenos - Além dos venenos supra-citados, temos que ter consciência do uso que algumas pessoas fazem de substâncias venenosas para matar pragas, como cupins, baratas e outros animais. Periodicamente, as pessoas do nosso tempo, mandam “dedetizar” as suas residências, sem saberem do grande mal que estão atraindo para dentro delas, pois como já se provou em laboratório, que essas substâncias são potencialmente cancerígenas.
Outras - Além dos venenos acima citados, temos que ressaltar também o uso de corantes nas tintas de parede, e solventes. Diversas pesquisas apontam que o uso de solventes está associado a pelo menos um tipo de câncer: Leucemia. E é uma coisa, afinal, que todo mundo faz: pintar a sua casa.
Conclusão:
Como vemos, o homem moderno está cercado de fatores que causam câncer por todos os lados. Substâncias que ingere como alimentos, o ar que respira, a água que bebe, e a própria tecnologia atual. O ideal seria a volta para a natureza!
A natureza sábia que é, mantém as substâncias, os elementos químicos em níveis equilibrados à sustentação e ao desenvolvimento da vida na terra. O homem está simplesmente mudando as condições do nosso planeta, deixando de ser um lugar habitável, para um planeta que no futuro será totalmente inóspito. E afinal, respondendo à pergunta inicial, porque tem tanto Câncer no mundo ? E COMO NÃO HAVERIA DE TER ? É incrível que não exista ainda mais, depois de tudo que o homem já fez em favor de atrair o Câncer para si !
Por: Dihelson Mendonça
Bibliografia: Diversas publicações científicas

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

PORQUE A ÁGUA DO MAR É SALGADA ?

PORQUE A ÁGUA DO MAR É SALGADA ?


Por que a água do mar é salgada?
Durante centenas de milhões de anos, a chuva foi formando os rios - que, por sua vez, dissolveram rochas de diferentes períodos geológicos, nas quais o sal comum, cloreto de sódio (NaCl), é encontrado em abundância. Como todos os cursos d’água correm para o oceano, os mares ficam com quase todo o sal dissolvido nesse processo. Além disso, as partículas de cloro e de sódio suspensas na atmosfera também são levadas pela chuva, completando o processo. Ainda assim, a salinidade de uma massa de água depende principalmente de sua taxa de evaporação, que acaba determinando a concentração do sal. É por isso que lagos e açudes podem tornar-se salgados em regiões de muito calor, como ocorre no Nordeste brasileiro. Por essa mesma razão, os mares equatoriais são mais salgados que os polares. Os mais salgados do planeta são o Mar Morto, no interior da Ásia, e o Mediterrâneo. O menos salgado é o Mar Báltico, no norte da Europa, que, por causa do seu baixo teor de sal, chega a ficar congelado durante o inverno.
FONTE 1: http://mundoestranho.abril.com.br/ambiente/pergunta_285757.shtml
Por que a Água do Mar é Salgada?
No primeiros tempos de formação da Terra, esta era constituída por uma massa em fusão. À medida que foi arrefecendo, os elementos mais densos ficaram no centro e os menos densos migraram para a superfície, tendo alguns gases (oxigênio, hidrogênio, metano, vapor de água) escapado para formar uma atmosfera. Quando a Terra arrefeceu ainda mais, formou-se uma crosta sólida e o vapor de água condensou em grande parte, dando lugar aos oceanos. A água dos oceanos é salgada porque contém sais dissolvidos (com concentrações entre cerca de 33 e 37 g por cada quilograma de água do mar) que têm várias origens:
1. As rochas da crosta vão-se desgastando por erosão e há uma parte dissolvida desse material que é transportada para o oceano pelos rios
2. As erupções vulcânicas libertam substâncias voláteis (tais como dióxido de carbono, cloro e sulfato) para a atmosfera, uma parte das quais acaba por ser transportada com a precipitação diretamente para o oceano ou indiretamente através dos rios.
3. As erupções vulcânicas submarinas contribuem fortemente para os íons no oceano.
4. Para além destas fontes naturais, há sais que provêm de poluentes gasosos, líquidos ou sólidos.
Mas para além destas fontes de sais há também sumidouros que consomem parte dos sais dissolvidos: plantas e animais marinhos que usam sais (por exemplo, sílica, cálcio e fósforo) para construir os seus esqueletos ou conchas, sedimentos depositados no fundo do mar e que incorporam alguns sais (por exemplo, potássio e sódio), e ainda outros processos. Mas há um equilíbrio entre as fontes e os sumidouros pelo que a composição da água do mar é essencialmente constante.
FONTE 2: http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./agua/salgada/index.html&conteudo=./agua/salgada/artigos/salgada.html
Por que a água do mar é salgada?
Com mais de 70% da superfície da Terra coberta por água, é um paradoxo pensar que a escassez deste elemento já é realidade em muitas partes do Planeta. É que somente uma pequena parcela é formada por água doce. Enquanto não existe uma forma barata de tornar potável a água do mar, é bom saber que ele só é salgado porque os oceanos são o ponto final do ciclo da água em nosso planeta, explica o oceanógrafo Ricardo Cardoso, do Aquário de São Paulo.
Desde a formação dos oceanos, há 4 bilhões de anos, eles vêm acumulando tudo o que é lavado no continente. Os rios tiram compostos, sais e minérios de terra firme e levam para o mar, tornando-o salgado. Quando a água do mar evapora e se transforma em nuvens, os sais ficam no oceano - por isso, a chuva é "doce".
"É por isso também que a água é muito mais pura no alto de uma montanha, pois ainda não acumulou material sólido", diz Cardoso. As fontes de água doce que abastecem o Mar Morto, no Oriente Médio, o fazem com muito menos força do que há três décadas, conta o oceanógrafo, e por isso sua água é cada vez mais salgada.
Para cada litro de água do mar, há cerca de 32 gramas de sal, composto de vários elementos. O mais abundante é o cloreto de sódio, o sal de cozinha. Além dele, há traços de magnésio, potássio e cálcio, em concentrações menores, diz Cardoso.
Esta pergunta foi enviada pela internauta Maria Aparcida Rufino de Souza. Clique aqui e envie já a sua.
Redação Terra
Por que o céu é azul?
Aquele céu de brigadeiro, que, ao acordar de manhã dá vontade de aproveitar bem o dia, não é obra do acaso. O céu é azul por conta da interação da luz do Sol com a atmosfera terrestre.
A atmosfera terrestre é o conjunto de gases que envolve o nosso planeta. Nitrogênio e oxigênio compõem a imensa maioria, mas existe um gás, que responde por apenas 0,00006% da atmosfera, que é o responsável pela cor do nosso céu, segundo o professor Paulo Mottola: o ozônio.
A luz do sol é formada pela união de várias cores. Ao entrar em contato com a atmosfera, ela se espalha devido às particulas existentes no ar. Quando a luz solar chega ao nosso planeta, encontra as moléculas de ozônio (O3) e, nelas, sofre o fenômeno de refração.
Mottola explica que é como uma filtragem: a luz atravessa molécula e apenas a freqüência azul do espectro passa. Daí o céu ser azul. O mesmo fenômeno explica um bonito momento depois das chuvas: "Quando essa mesma luz incide sobre uma gota d'água, saem as sete cores. É o arco-íris, que acontece quando há muito vapor de água após uma chuva, por exemplo", lembra o professor.
Como se formam as ondas do mar?
Amadas pelos surfistas em busca de boas manobras e desprezadas por muitos banhistas que só querem saber de calmaria na praia, as ondas do mar se formam pela ação do vento sobre a superfície da água, explica Lauro Calliari, professor do departamento de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande (Furg).
Quanto maior a força do vento, duração e comprimento sobre o qual ele atua na superfície (fetch), maior será a altura das ondas, diz o oceanógrafo.
"Essas ondas formadas viajam grandes distâncias até atingir a costa. Podemos ter vento forte no meio do oceano, a cerca de 2 mil quilômetros do litoral, que as ondas geradas naquele local pelos ventos fortes vão até a costa", complementa.
Além das ondas geradas pela ação do vento, existem aquelas provocadas por abalos sísmicos ou mesmo por eventos como o desmoronamento de um pedaço de montanha que cai no mar. "O mecanismo de propagação é o mesmo, só que a origem é diferente", ressalta Calliari.
As tsumani, por exemplo, ocorrem após perturbações abruptas que deslocam verticalmente a coluna de água, como um sismo, atividade vulcânica ou deslocalmento de terras. Essas ondas podem chegar à costa com altura de até 50 metros, como na tragédia que matou mais de 280 mil pessoas em dezembro de 2004, na Ásia.
Por que a chuva cai em gotas e não em jorro?
Ao redor da terra há um vapor de água invisível. "Quando essas gotículas de vapor se juntam, formam as nuvens", explica o professor de Física Luiz Carlos Marques Silva, de São Paulo. Como são muito pequenas, com diâmetro de milésimos de centímetros, essas microgotículas, que podem ser formadas também por cristais de gelo, são muito leves e flutuam.
De acordo com Silva, a chuva não está dentro das nuvens, mas sim uma nuvem que se desfaz, perdendo partes de si mesma. A transformação da nuvem em gotas se dá quando há choques entre as microgotículas, formando gotas maiores e mais pesadas, o que as faz cair.
O modo como as gotas da chuva se formam depende do tipo de nuvem, se quente ou fria. Nas nuvens quentes, à medida em que uma gotícula cai, ela se choca com outras, fundindo-se com elas e formando uma gotícula um pouco maior. Este processo continua à medida em que a gota vai caindo e, quando ocorre de forma rápida, forma uma gota de maior tamanho.
Nas nuvens frias as gotas iniciam-se como cristais de gelo. Essas nuvens se formam a uma altitude elevada e prolongam-se até zonas onde a temperatura está abaixo de 0ºC, o ponto de congelamento da água. À medida em que o ar torna-se mais quente, os cristais derretem, transformando-se em gotas de chuva

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Os pássaros mais exótico do mundo!

Os pássaros mais exótico do mundo!

Red Kite

Bird Photography

The lost prey

Bird Photography

Every day is sushi day…

Bird Photography

A certain smile…

Bird Photography

Totally in Love

Bird Photography

Food for the Kids

Bird Photography

This is love

Bird Photography

Ruby-throated Hummingbird

Bird Photography

Palestine Sunbird.

Bird Photography

attack

Bird Photography

Common Tern.

Bird Photography

As white as snow

Bird Photography

White-throated Kingfisher

Bird Photography

Kingfisher

Bird Photography

Splash

Bird Photography

Sealed with a kiss

Bird Photography

Bombycilla garrulus

Bird Photography

Siesta

Bird Photography

Flying puffin

Bird Photography

"Fly away from my branch!!!"…

Bird Photography

Pop-up Breakfast

Bird Photography

Eyes left

Bird Photography

Shaking

Bird Photography

Kingfisher and Dragonfly

Bird Photography

Thirsty

Bird Photography

The spaghetti incident

Bird Photography

Kingfisher landing

Bird Photography

"Measurement of the horses" – which is greater

Bird Photography

Feeding

Bird Photography

Egyptian Vulture

Bird Photography

collared dove

Bird Photography

collared doves

Bird Photography

Sparrows in flight

Bird Photography

bird reflection

Bird Photography

A Robin for New Year

Bird Photography

Parrot escapee!!!

Bird Photography

Baby bird

Bird Photography

Freedom dove now home!

Bird Photography

mandarin duck in full colour

Bird Photography

Love Bird

Bird Photography

Toucan bird

Bird Photography

Mystery Bird Eating Oceanspray

Bird Photography

Birds

Bird Photography

Flightless birds

Bird Photography

Birds

Bird Photography

Birds

Bird Photography

Humming bird

Bird Photography

Love Bird at g’pa bill

Bird Photography

Buffy Fish Owl

Bird Photography

The Seven Year Itch

Bird Photography

Dopo il tuffo

Bird Photography

Silly Walk

Bird Photography

Eurasian Curlew

Bird Photography

BABY BIRD IN NEST

Bird Photography

Welcome to the New Year!

Bird Photography

A Bird in the Hand

Bird Photography

Wings of gold

Bird Photography

Thirsty birds at St Ives village green.

Bird Photography

Who’s afraid of red, yellow and blue

Bird Photography

Woodland Kingfisher

Bird Photography

Bird Bath

Bird Photography

Blue Song

Bird Photography

green ON green

Bird Photography

Buffalo Buffet

Bird Photography

Seconds from disaster…

Bird Photography

Birds of a feather..

Bird Photography

Lady Bird

Bird Photography

Indian Peafowl 

Bird Photography

See! I’m more than just a cottonball

>Bird Photography

Jonathan Livingston Seagull

Bird Photography

stir-fried …

Bird Photography

In Frozen Time

Bird Photography

Birds’s Life!

Bird Photography

Below Zero

Bird Photography

Feed Me……!

Bird Photography

Weapons

Bird Photography

Reed Warbler.

Bird Photography

Got a whole lot of Living to do…..

Bird Photography

Three of a Kind

Bird Photography

Ulula

Bird Photography

Conversation

Bird Photography

Vulgaris

Bird Photography

Graceful Prinia.

Bird Photography

We are The bird- Beatles

Bird Photography

Food Fight!

Bird Photography

Pekin Robin

Bird Photography

Fulvous-faced Flycatcher Warbler

Bird Photography

Hello world!

Bird Photography

Within the Focus Point

Bird Photography

robin redbreast

Bird Photography

Under the wing

Bird Photography

Taiwan Blue Magpie

Bird Photography

Firecrest Superman

Bird Photography

Bubo Lacteus

Bird Photography

Allen’s Hummingbird

Bird Photography

Firecrest

Bird Photography

Bird on a fence

Bird Photography

Black-winged stilt.

Bird Photography

Loros

Bird Photography